sábado, 27 de novembro de 2010

GRANDES PÔSTERES para pequenos filmes



Bem, para variar um pouco das resenhas de filmes resolvi fazer este post sobre um assunto que todo o cinéfilo adora: pôsteres de filmes! Para quem é de uma geração mais antiga, como da era do VHS, deve se lembrar que naquela época não tínhamos tantas informações sobre os lancamentos dos filmes de locadora. Contávamos apenas com o boca-a-boca e com a "idoneidade" do funcionário da locadora de vídeo para nos dar aquela dica de "filme bacana".


E o mercado de VHS era bem quente, com uma enxurrada constante de filmes, sendo muitos deles, totalmente desconhecidos e inéditos no cinema Brazuca. Falei desse contexto para que seja fácil entender como os pôsteres dos filmes eram importantes naquela época (ainda são importantes, mas hoje o que manda é a máquina divulgadora da internet).

Lembro muito bem da sensação estranha de procurar um "filme bom na locadora de vídeo". Havia os filmes famosos (exibidos nos cinemas), mas havia também um monte de filmes desconhecidos, de procedência misteriosa, com atores de nomes estranhos e títulos impactantes como "O senhor das feras" ou "Guerreiros do futuro". Pois bem, esses cineastas de filmes pequenos não podiam bancar efeitos de um "Tubarão" ou de um "caçadores da arca perdida", mas podiam pagar pela criação de um belo pôster (afinal, o que é mais barato que um ilustrador?).

Ah... e esses pôsteres eram realmente incríveis. Alguns chegavam a ser melhores que os de filmes de grandes estúdios. Você pegava aquele VHS e ficava fascinado com o incrível desenho da capa. Um convite para uma jornada realmente inesquecível!



Infelizmente essa sensação boa durava só até o momento em que o seu videocassete (de 4 cabeças!) começava a funcionar. A decepção vinha quando se percebia que não havia nada em comum entre o filme e a capa. Mas ao mesmo tempo éramos tomados por um misto de curiosidade e teimosia para ver todo o filme... mesmo com todos os seus "defeitos especiais".


Eis alguns desses enganosos, mas deliciosos pôsteres...

Esse é o clássico Capitão américa... Não há como ser mais enganoso que isso. O "Capitão" do filme de 1979 andava de moto e usava um capacete!








Esse pôster é do filme "O senhor das feras".














Quem esperava algo parecido com o "Conan" ficou desconcertado...rs








Mas o filme vendeu bem no mercado de vídeo e rendeu sequências...














Igualmente embaraçosas, mas a gente não conseguia evitar de assistir...rs











Esse pôster é do filme "Guerreiros do futuro"!








O cartaz prometia um filme pós-apocalíptico no estilo Mad Max, mas o que a gente via na telinha era uma turma de canastrões correndo em estradas do interior da Itália..rs










Esse é do filme "Invasion of the saucer-man"...











Bem, eu sei que esses atores anões estavam motivados, mas eles não têm nada em comum com as terríveis criaturas do pôster...rs









Ohh... "O cérebro do planeta Arous"!










Esperamos por um enorme cérebro alienígena que virá flutuando pelo espaço para conquistar a Terra. Mas o que ganhamos é um "charmoso cérebro de papel-machê"!



Imaginem o horror de "O início do fim"...













Bem, com toda a certeza o que imaginamos não era um inseto filmado de perto...rss






O pôster de "From Hell it came"....

















Pois a "coisa que veio o inferno" é bem engraçada...






Esse pôster incrível é do filme "DeathStalker", O último grande guerreiro!











Mas logo nos primeiros minutos do filme dá para perceber que a gente não vai ver nada daquilo que a capa prometia...rs





Olha que pôster intrigante. "2020-Os gladiadores do texas"! Juntaram tudo que há de bom no cinema de ação: Mad Max, Gladiador e.... cowboys!

















Mas os 90 minutos de filme são assim... menos ambiciosos.....rss


Quem não estremece ao ver o impactante cartaz de "The Amazing Colossal Man"














O problema é que o "maravilhoso homem colossal" é só um careca bonachão inserido na tela....rs






Em breve, mais pôsteres!



Nenhum comentário:

Postar um comentário