sábado, 22 de setembro de 2012

DARK STAR (EUA, 1974)


Enquanto estudavam na Universidade do Sul da Califórnia, os alunos  John Carpenter ( que viria a criar filmes como Halloween e Fuga de Nova York) e Dan O'Bannon (que viria a escrever "Alien" e dirigir "A volta dos mortos vivos") fizeram com  60 mil dólares um média-metragem de humor negro e ficção científica chamado "Dark Star "(1974).


Com a ajuda do produtor Jack H. Harris (The Blob, Dinosaurus), que pagou alguns jovens atores para filmar cenas adicionais, conseguiram aumentar o tempo de duração da película e finalmente dar corpo ao filme que conhecemos.



A história: no futuro, a nave "Dark Star" - com sua tripulação de cinco homens - Dollittle (Brian Narelle), Boiler (Cal Kuniholm), Talby (Dre Pahich), Pinback (Dan O'Bannon) e o cadáver congelado criogenicamente do Comandante Powell - está em uma missão para destruir planetas instáveis que podem atrapalhar os planos de colonização da Terra.



Para destruir os planetas perigosos, usam poderosas bombas computadorizadas que são dotadas de inteligência artificial.



Afastada da Terra há mais 20 anos, a nave Dark Star está caindo aos pedaços, danificada por meteoros e cheia de problemas no sistema.



A tripulação não está em sua melhor forma - todos despenteados, neuróticos e apáticos.



Quando uma avaria ocorre na "ogiva número 20" ela começa a ameaçar explodir e levar a nave com ela.



Cabe ao tenente Doolittle a tarefa de tentar falar com a bomba para dissuadi-la de explodir e matar a todos.



Escrito por O'Bannon e Carpenter, e dirigido por Carpenter, Dark Star é um filme de ficção de baixíssimo orçamento, mas muito engenhoso, bem executado com estilo e humor.



E dá para rir bastante. A luta do Sargento Pinback com o mascote alienígena da nave é hilária já que o "ser do outro mundo" é uma bola de praia com garras!



Os efeitos especiais são surpreendentemente decentes, especialmente considerando o orçamento microscópico.



Uma prova de que um bom filme se faz com boas idéias e pessoas competentes e não necessariamente com muito dinheiro.



John Carpenter é um dos mais prolíficos e influentes diretores de cinema de horror e ficção cientifica. Ele dirige, escreve roteiros e ainda fez muitas das trilhas sonoras de seus filmes (como em Halloween e Assault on Precinct 13). São deles alguns dos filmes de ficção mais bacanas já feitos, como "O Enigma do Outro Mundo", "Eles Vivem" e "Fuga de Nova Iorque".







Embaixo, Dan O' Bannon ( à esq. ), John Carpenter ( à dir. ) e o elenco de 'Dark Star' (acima) , em 1974.














O design da Nave "Dark Star"foi feito por Ron Cobb, conceituado desenhista de produção de filmes, cujos créditos incluem Alien, O Abismo e Conan o Bárbaro.




SOBRE O DVD: o filme nunca foi lançado em DVD aqui no Brasil. Como é um filme pequeno e desconhecido do grande público, foi esquecido pelas grandes distribuidores. Para quem nunca viu vale a pena assistir. O DVD que consegui foi importado dos EUA, mas conta com legendas em português que foram inseridas. Quem não achar por aí e quiser muito, pode entrar em contato (rub.records@yahoo.com.br).

TRAILER DO FILME:

Um comentário: