sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Bubba Ho-Tep (EUA, 2002)


O diretor Don Coscarelli é o responsável pela criação de um dos mais cult filmes de terror: Phantasm (1979), uma mistura incrível de invasão alienígena, funerárias, bolas de aço mortais e homens altos assustadores. Coscarelli já estaria na hall da fama dos filmes de horror por essa obra prodigiosa, aparentemente impossível de superar, mas conseguiu criar uma nova obra de culto: Bubba Ho-Tep (algo como "faraó caipira"!!!)

O filme é baseado em um conto de Joe R. Lansdale e tem um ponto de partida maluco, mas incrivelmente sedutor: Elvis (interpretado pelo mítico Bruce Campbell), ao que parece, não morreu de uma arritmia cardíaca como todos nós fomos levados a crer. Não mesmo!


Só essa premissa (O Rei do Rock está vivo!!) já torna o filme prá lá de interessante. Some-se a isso um confronto com uma diabólica força do mal encarnada em uma múmia egípcia temos um filme deliciosamente maluco e divertido.



Um pouco antes de sua suposta morte  ele ficou cansado da vida de sucesso e secretamente trocou de lugar com o melhor dos imitadores de Elvis da época, um tal Sebastian Haff.



Infelizmente Haff tinha um coração fraco e foi ainda mais viciado com a vida de sucesso que o verdadeiro rei. O imitador foi rapidamente vítima de seus excessos e deixou o Elvis preso definitivamente a vida simples de um "imitador de Elvis". Isto é, até que ele caiu do palco e quebrou o quadril, um acidente que o colocou definitivamente em uma casa de repouso no Texas, onde ele se tornou efetivamente um prisioneiro de seus ferimentos e seu anonimato.




Anos mais tarde, doente e cansado, com um tumor em seu pênis, o veraddeiro Rei do Rock é ridicularizado sobre sua verdadeira identidade pela equipe de enfermagem.




Elvis só confia em seu amigo mais próximo - um negro que diz ser o ex-presidente John F. Kennedy (Ossie Davis)!



Os dois heróis americanos (Elvis e JFK!) então descobrem que os velhinhos moradores da casa de repousos estão sendo mortos por um misterioso sugador de almas, uma múmia egípcia!!!



E o filme é genial nos detalhes. Como na cena em que os heróis examinam uma “pichação” em hieróglifos deixadas no banheiro pela nossa múmia caipira.



O ponto alto do filme é a fantástica performance de Bruce Campbell como Elvis. Ele faz um "Rei do Rock" cansado e abatido, mas cheio de coragem e "senso do dever", como um verdadeiro herói clássico deve ser! Ha ha ha



E o ator Ossie Davis faz muito bem o seu "JFK", um homem negro com uma grande cicatriz na nuca, que diz ser o presidente supostamente “assassinado” que teve seu cérebro transplantado para esse novo corpo (o engraçado é que o homem vive num quarto decorado como a Casa Branca).



Está criado o campo de batalha épica entre o bem e o mal: Elvis e JFK decidem pôr um fim na maligna criatura egípcia que usa botas de couro e um chapéu texano!



Não há como não se divertir com esta inusitada combinação (com direito a lutas incríveis como a do Elvis contra um escaravelho gigante!)




Há espaço também para artes marciais com os golpes certeiros do Eterno Rei do Rock!



E é claro, o ingrediente que jamais desagrada aos fãs dos filmes de terror: uma múmia!



Bubba Ho-Tep é mais uma prova de que para se fazer um bom filme não são necessários efeitos especiais, mas sim uma boa e cativante história.



Com essa inusitada história o diretor Don Coscarelli conquistou mais um monte de fãs e Bubba Ho-Tep   é um verdadeiro "cult movie", com direito até a "action figures", aqueles bonecos articulados.



SOBRE O DVD: o filme nunca foi lançado em DVD aqui no Brasil. É mais um filme pequeno e desconhecido do grande público que foi esquecido pelas grandes distribuidores, nesse caso, pela FOX, que é quem distribui os filmes da MGM aqui no Brasil. Para quem nunca viu vale a pena assistir. O DVD que consegui foi importado dos EUA, mas conta com legendas em português que foram inseridas. Quem não achar por aí e quiser muito, pode entrar em contato (rub.records@yahoo.com.br).

4 comentários:

  1. Respostas
    1. É um filme excelente Rynaldo, que recomendo para aqueles que curtem um olhar diferente sobre o cinema. É uma produção feita por um cara que gosta do que faz, e não por um monte de executivos e produtores que só pensam em ganhar dinheiro.

      Excluir
  2. apesar de eu só ter 15 anos e não ter visto nem a metade desses filmes antigos ainda sim acho que são os melhores...filmes estes que os de hoje em dia não chega nem aos pés!!!! estou seguindo...*-*

    ResponderExcluir
  3. Valeu Jeice. Realmente temos uma produção atual de cinema que deixa desejar. Por isso gosto de relembrar desses filmes mais antigos, principalmente os que são feitos sobre boas ideias e não sobre efeitos especiais.

    ResponderExcluir